Franquias – Como funciona esse formato de negócios???

Uma breve introdução ao mundo das franquias

A franquia é a concessão de uma licença pelo proprietário de uma empresa (franqueador) para outra pessoa ou empresa (franqueado), que permite que ela comece a desenvolver o seu próprio negócio utilizando a marca, nome e sistema de negócios do franqueador. Você só pode franquear um negócio bem sucedido estabelecido e não uma ideia. Portanto, a franquia só deve ser considerada por aqueles que podem demonstrar uma oportunidade de negócio viável, com um histórico de sucesso.

As Franquias e suas Vantagens

Franchising oferece o franqueador uma série de benefícios que precisam ser equilibrados contra as desvantagens para ajudá-lo a tomar uma decisão informada.

Você pode esperar franqueados para ser altamente motivado para maximizar o crescimento e rentabilidade e gerentes geralmente superam empregados para executar estabelecimentos que não têm um investimento financeiro pessoal no negócio.

Franqueadores fornecem uma estrutura de suporte sede, mas não enfrentam os custos e problemas operacionais associados à execução de seus próprios estabelecimentos individuais, como o franqueado tem essa responsabilidade. Você pode expandir o seu negócio mais rapidamente usando a capital de seus franqueados.

Há uma grande variedade de oportunidades de franquias disponíveis no mercado brasileiro e elas são distribuídas através de uma ampla gama de setores da indústria.

Os potenciais investidores são atraídos para um modelo de negócio testado e comprovado, bem como receber formação inicial e apoio contínuo. Uma vez que a rede de franquias está bem estabelecida outros benefícios podem incluir o reconhecimento da marca e do poder de compra coletiva que uma rede de negócios pode trazer.

As Franquias e suas Desvantagens

Custos de investimento iniciais e gestão do tempo podem ser consideráveis. Seleção de franqueados adequados pode ser difícil e pode levar vários anos para recuperar seu investimento de capital. Você gera a sua receita, uma vez que o negócio do franqueado está instalado e funcionando, a partir de taxas de serviços de gestão e, possivelmente, o mark-up sobre quaisquer produtos ou serviços fornecidos. Como você precisa investir desde o início na infraestrutura de franquia que você não será capaz de cobrir os custos de funcionamento de franquia até que a rede cresça e gera receitas de serviços suficientes.

O sucesso do franqueador está intimamente ligado à forma como os franqueados em sua rede operam seus negócios.

Fazer valer os termos do contrato de franquias pode ser moroso e graves violações poderão incorrer em despesas legais.

O dano à reputação de sua marca a partir de um franqueado desonesto pode ser considerável ​​e o tempo e esforço gasto para monitorar o desempenho do franqueado não devem ser subestimados.

A perda de motivação de um franqueado pode ter um impacto negativo na sua rede. Para uma analise detalhada sobre as vantagens e desvantagens das franquias baratas, veja nosso outro artigo a respeito

Para fecharmos com chave de ouro este breve resumo do que é uma franquia, veja maiores explicações no vídeo abaixo:

Franquias – Como funciona esse formato de negócios???
5 (100%) 2 votes

Deixe um comentário