Franquias baratas – As vantagens de possuir uma!!!

Você está pensando em comprar uma franquia, mas incerto sobre o que a posse da concessão significa realmente para você e sua empresa? Ter uma Franquia é uma grande decisão, e é importante que você pese cuidadosamente os prós e contras da propriedade de uma franquia antes de tomar uma decisão.

Como em todos os empreendimentos comerciais, trabalhar com franquias baratas tem suas desvantagens. Como proprietário de uma franquia, você não está completamente independente. Mesmo muitos pensando que serão seus próprios patrões, você ainda tem algumas orientações e práticas que será obrigado a seguir. Dito isto, fica necessário frisar que o envolvimento dos seus franqueadores não será necessariamente uma negativa, mas sim um guia útil para implementar seu plano de negócios e te ajudar a ter sucesso em seu negócio, em vez de apenas uma pessoa que limita e controla sua liberdade e independência.

Quando você compra uma franquia, você estará comprando o nome que vai com ela. Esta é apenas uma desvantagem, é claro, se você se alinhar com uma empresa cujo nome e imagem não são bem compreendidos e reconhecidos como uma entidade positiva na comunidade empresarial. Adquirindo o direito de uma franquia pode catapultar seus lucros de negócio, apenas porque seus clientes sabem que já podem confiar naquele nome, construído ao logo dos anos.

O preço também pode ser uma desvantagem, a menos que você possa encontrar uma oportunidade em algumas franquias baratas com baixos custos de arranque e custos mínimos em treinamentos. Existem franquias baratas de baixo custo lá fora, e encontrar uma que funcione para você pode ser a chave para o sucesso de seu negócio!!!

Há muitas vantagens em trabalhar com franquias baratas:

  1. Um modelo de negócio comprovado – Adquirir uma franquia de topo significa que você também está comprando um modelo de negócio já testado e comprovado que funcionará com certeza, ou seja, você não precisará se preocupar se o negócio funciona ou não, permitindo assim que você se concentre em seu trabalho e crescimento do negócio desde o primeiro dia;
  2. Treinamento e Suporte – Com o franqueador certo, você vai receber formação e apoio em seu campo a cada passo do caminho. O franqueador vai ficar envolvido e no topo das tendências atuais e irá ajudá-lo a garantir que você será constantemente treinado para melhorar no negócio, tornando assim seu negócio mais profissional e com mais rentabilidade;
  3. Materiais de Marketing e Assistência – Com materiais de marketing existentes, o design do site e publicidade, o franqueador pode fazer do marketing um processo barato e eficaz para você. Você não terá de “testar e testar” para saber quais propagandas serão mais eficazes para promover o seu negócio – isso já foi feito para você.

Investir em uma franquia pode ser uma oportunidade única e extremamente vantajoso quando se trata de iniciar seu próprio negócio. Certifique-se de que você tome o tempo para encontrar uma franquia que se encaixe em seu perfil, uma que fornecer-lhe as ferramentas que você precise para começar o trabalho mais rápido e fácil possível, e principalmente que seja um negócio rentável.

Dessa forma fica claro que sobram boas razões para optar por franquias baratas, contudo, existem também algumas desvantagens para se pensar bem.

Para facilitar sua escolha em ter uma franquia, ou não, listamos abaixo dez vantagens e cinco pontos de atenção que você precisará ter para trabalhar com franquias baratas:

FRANQUIAS BARATAS – 10 VANTAGENS A MÃO:

A MARCA

Há muitas opções de franquia com marcas conhecidas. Quanto mais gente sabe, mais fácil achar consumidores. Já num negocio próprio, é preciso construir sua reputação (leia-se tempo, dinheiro e suor)

atalho-da-franquiaO ATALHO

Em 99% dos casos, a empresa penou bastante testando seus produtos e buscando clientes.

Errou, corrigiu, acertou várias vezes. Essa curva de aprendizado vem pronta para o franqueado

O CUSTO

Empreender sozinho é viver abraçando despesas novas e surpreendentes. Na franquia, as planilhas já vêm prontas e, na comparação com o negócio próprio, pouca coisa muda no dia a dia

A ESCALA

Sozinho, você negocia de um jeito. Como parte de uma rede de lojas, a conversa com os fornecedores muda de figura — e de valores;

O CLIENTE

Consumidor é um animal arisco. Com diversas unidades na praça, o franqueador tem mais chance de entender seu comportamento e detectar alterações nos hábitos

A LEI

A partir de 1994, a Lei da Franquia deu transparência ao setor e obrigou ao maior comprometimento do franqueador com o franqueado

O APOIO

Franqueador bom vive de franqueado bem assistido. O suporte de gestão e marketing, nesses casos, é contínuo

O TREINO

É parte do apoio já citado, mas vale destacar. Num país com escassez de mão de obra qualificada, o  treinamento oferecido aos funcionários — e ao próprio franqueado — faz diferença no caixa

O NOVO

O franqueador sabe que os consumidores gostam de novidade. Por isso, ele pesquisa e desenvolve  lançamentos, que vão parar na prateleira do franqueado

A SAÍDA

Repassar uma franquia para frente não é tarefa simples (veja no quadro abaixo), mas ainda assim a loja costuma ter liquidez no mercado. Agora, tente vender um pequeno negócio próprio que não deu certo

FRANQUIAS BARATAS – 05 PONTOS DE ATENÇÃO:

OS FILTROS

Você até escolhe que marcas quer namorar, mas é a marca que decide se vai casar ou não com você. Cada uma cria o próprio sistema de filtros e o candidato que se adapte a elas.

AS REGRAS

A essência do negócio é o padrão, as regras estão todas lá previstas no contrato, e não seja ingênuo, elas não vão mudar só porque você teve algumas ideias.

vigilanteOS VIGIAS

O padrão só é eficaz se alguém cuida para mantê-lo. Os bons franqueadores assumem essa missão com rigor, monitorando resultados e procedimentos, o que pode incluir a presença física em sua unidade.

OS CUSTOS

No negócio próprio, o risco é inteiro do dono, mas em contra partida o lucro também. Na franquia, sempre se deve separar uma parte para o franqueador, é o custo para entrar no jogo (taxa de franquia, por exemplo) e o custo para se manter no jogo (royalties, por exemplo)

OS LIMITES

Ok, você se beneficia com a escala na negociação de fornecedores, mas provavelmente você só poderá comprar deles, ou seja, em outras palavras, ficará preso a um fornecedor pré-estabelecido. E se quiser vender sua franquia, saiba que a franqueadora vai querer aprovar o seu comprador.

Veja mais algumas dicas neste vídeo:

As cartas estão na mesa, agora, basta você saber interpretá-las e optar em ter ou não uma franquia.

Até a próxima.

Franquias baratas – As vantagens de possuir uma!!!
5 (99.1%) 178 votes

1 comentário sobre “Franquias baratas – As vantagens de possuir uma!!!

Deixe um comentário